12 de setembro de 2010

QUE TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA NUNCA MAIS




12 de Setembro
15 anos atrás eu passei a comemorar esta data, pois em 1995 eu começava a militar no movimento estudantil em Campinas, mais especificamente na UCES – União Campineira dos Estudantes Secundaristas, entidade que representa os estudantes em nossa cidade, e a exatos 53 anos, um grupo de jovens fundava a organização estudantil, no dia 12 de Setembro de 1957.


Minha historia no ME, foi cheia de grande acontecimentos, que pretendo um dia relatar, para efeito de registro da historia do movimento no Brasil, mas principalmente na cidade.

Mas neste momento vou me dedicar ao objetivo de prestar um,a simples mas verdadeira homenagem a nossa velha e combativa UCES.

Eu acompanhei o ME desde a época do FORA COLLOR, dos Caras Pintadas, acompanhando de perto pois tinha a certeza que aquilo que acontecia em nosso país, era na verdade a democracia se consolidando, depois de um período muito triste da nossa historia, e o mais importante, para que aqueles Caras Pintadas estivessem na rua, muitos outros estudantes, antes haviam dado a sua própria vida para garantir o direito de dizer chegar, queremos um Brasil para o povo brasileiro. Lembro-me que assistimos pela TV, a votação no congresso, todos no pátio da escola mesmo contra a vontade da diretora da escola, mas o clima de luta encorajava a todos a ponto de enfrentar tudo que pudesse atrapalhar nossa pequena vitória.

Mas fui realmente desenvolver militância no ano de 1995, onde junto com meu irmão mais novo ( Um lotador ), e outros grande amigos, que estudavam no Colégio Aníbal de Freitas, travamos lutas em defesa dos estudantes do grêmio daquela escola, de forma independente, se estar ligado a nenhuma força política, mesmo o ME sendo dirigido por esta forças políticas, ma s apenas como estudantes.

No ano de 1996, depois de participar de um congresso da entidade, passei a fazer da UJS –União da Juventude Socialista, e por conseqüência fui convidado a fazer parte da diretoria da UCES, na gestão do meu amigo Gustavo Petta, como presidente, e faço questão de afirmar, esta foi com certeza uma das melhores gestões da entidade, o movimento passava por uma grande disputa, mas esta disputa servia apenas para garantir muita qualidade no trabalho e muito debate político, mas sempre em defesa do interesse dos estudantes.

Nos anos 90 a luta era contra o Neoliberalismo, contra a investida dos tucanos pelo desmonte do estado, anos de muitas lutas, muitas conquistas, mas principalmente de muito aprendizado para cada um de nós.

Fiquei na UCES até o ano de 1998, quando sai, depois de viver grandes momentos no ME, cultivar grandes amizades, perder outros amigos de formas trágicas, seja naquela chacina do Vida Nova, ou no acidente na volta do Aniversário de 60 anos da UBES. Foram ótimos anos de luta estudantil, tempo bom que não volta nunca mais.

Como disse no inicio poderia escrever varias paginas com historias da minha fase de ME, mas vou deixar para outra oportunidade, vou apenas declarar que, até hoje guardo em meu peito um carinho muito grande por nossa entidade, e um orgulho de ter feito parte da sua gloriosa história.

Hoje a UCES esta desativada, sem vida sem quem cuide dela, há alguns anos, a diretoria é apenas cartorial, deixou de existir nas escolas nas ruas, no coração de cada jovem estudante que não se conforma com aquilo que esta ai. Mas como sou esperançoso acredito um dia voltar a ver nossa entidade, sob o comando de jovens que acreditem que um mundo novo ainda é possível.

Termino aqui prestando esta homenagem a UCES, mas também a todos estes que junto comigo fizeram a entidade, gostaria de lembrar todos que passaram pela UCES, mas para não ser injusto com alguns, vou citar apenas aqueles que fizeram parte das mesmas gestões, junto comigo.



Adecir Mendes                                   Arianna Pires

Nino Fonseca                                     Verônica Guimarães

Gustavo Petta                                     Antonio Carlos Lepre

Renata Petta                                       Raquel Tardelli

Paulo Shetara                                     Remulo Lugão

Amira Camargo                                 Renato Cardoso

Dimitri Toledo                                   Edgar Romano

Penélope Toledo                               Frank Romano

Viviam Queiros                                 Vitor André

Eduardo Pedroso                              Vinicius Dias

Neder                                               Rômulo Fernandes

Rodney Cardoso                               Rodrigo Fernandes

Leonardo Beghini                              Talita Baraldi

Aline                                                Carol Lemos

Keka                                               Mariana Saldini

Alexandre Marques                         Marcelo Lourenço

Fabiane Monteiro                           Ariane Lombardi

Juliana ( Ju Barão )                         Dú

Arilton Freres                                 Carol Abreu

Henderson                                     Tais Nascimento



Obrigado a todos por terem feito parte daquele período da minha vida.