3 de novembro de 2010

Documentarios



E ai

Tenho o maior prazer em divulgar este evento, uma apresentação de dois documentários muito importantes no resgate da historia recente do Brasil.

Fico muito feliz pois acompanhei de perto o inicio dos trabalhos pra a realização do segundo documentário que trata de um grande camarada que tenho a satisfação de conhecer a muito tempo, e que muito me ensinou também, segue a programação.

No próximo dia 13 de novembro (sábado) às 16 horas será exibido no MIS/Campinas os documentários "Camponeses do Araguaia, a guerrilha vista por dentro" de Vandré Fernandes e "Um homem (in) comum: a vida de Paulo Marcomini" de Amira Camargo. O primeiro documentário é um olhar particular sobre a luta armada no sul do Pará: o olhar dos camponeses.  Eles falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os guerrilheiros do PC do B e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

O segundo documentário tem 30 minutos foi feito em parceria com o MIS-Campinas e a Fundação Maurício Grabois e, como o nome diz, trata da vida de Paulo Marcomini. Remeto abaixo trecho que o Historiador, Augusto Buonicore, escreveu quando do início do projeto de gravar o depoimento deste camarada:

"Quem visse este senhor magro e silencioso caminhando pela periferia da cidade - ou mesmo participando de alguma reunião na comunidade - não poderia imaginar a vida atribulada que teve. Aparentemente uma pessoa comum – e, de fato, é uma pessoa comum – mas, sua história é uma lição de vida para as novas gerações de militantes socialistas. Ele soube articular de forma conseqüente pensamento crítico e ação transformadora. O estudo de sua trajetória pessoal também nos ajuda a entender melhor história do Brasil durante os tempos sombrios da ditadura militar e a opção que centenas de homens e mulheres fizeram naquela época. Opção de largar uma vida confortável de classe média e se embrenhar no difícil e perigoso mundo da militância clandestina e a integração às camadas populares. Escolha consciente que, para muitos, significou a tortura e a morte".  

Até o final desta semana os convites (eletrônicos e impressos) e os cartazes estarão à disposição no MIS e na sede do Comitê Municipal do PCdoB.
Prestigie este evento que é um resgate da historia, do Brasil, em um período de muita luta em defesa da liberdade.

Nos encontramos lá, e bom documentário.